
Ideal para refeições com amigos
Para cozinhar o pato:
Para o arroz:
Num tacho grande coloque os pedaços de pato sem adicionar qualquer gordura (não retire a pele). Vire cada pedaço de forma a corar de todos os lados. Retire os pedaços e ponha-os numa panela. Reserve o tacho com a gordura que saiu do pato.
Na panela com o pato adicione todos os ingredientes listados para a confecção do pato. Acrescente água até cobrir tudo. Tempere ligeiramente (os enchidos Seara adicionados já têm algum sal). Deixe cozinhar por duas horas em lume baixo. Decorrido o tempo verifique se o pato está bem tenro – se se desprender do osso com facilidade e desfiar bem está pronto. Retire e deixe arrefecer. Volte a colocar na panela os ossos do pato que desfiou junto com o restante preparado e ferva por uns cinco minutos para intensificar o sabor do caldo.
No tacho que reservou com a gordura do pato, junte a cebola, o alho e louro. Deixe refogar bem e vá adicionando pequenas quantidades de água da cozedura do pato até que a cebola fique bem escura (não queimada). Este processo é demorado mas contribuí para apurar sabores.
Adicione o arroz e deixe fritar por uns minutos mexendo com frequência. Acrescente o caldo da cozedura quente na proporção de três medidas do caldo para uma medida de arroz e deixe cozinhar em lume médio por cerca de 20 minutos, verifique antes do tempo para não cozer demasiado e retifique o tempero.
Entretanto desfie o pato e o bacon extra Seara. Corte metade dos chouriços Seara em pedacinhos e a outra metade em rodelas.
Pré-aqueça o forno a 180º.
No tacho do arroz misture as carnes de forma homogénea. Coloque então o arroz de pato numa travessa grande. Disponha as rodelas de chouriço Seara em cima do arroz e leve a dourar no forno até ficar bem tostado.
Sirva de imediato.